sexta-feira, 5 de agosto de 2011

O real não é o ideal...

Esse post é baseado em um dos comentários do post “Love Rehab”...


Sim. A vida é feita de escolhas. E ficar com alguém é uma delas.

Sendo um pouco mais teórico agora, pra quem não conhece, Maslow desenvolveu a famosa pirâmide de Hierarquia de Necessidades, onde cada um tem de "escalar" uma hierarquia para atingir a sua auto-realização. De acordo com essa hierarquia, as necessidades de nível mais baixo devem ser satisfeitas antes das necessidades de nível mais alto.
Essa Pirâmide é definida da seguinte forma:



Mas o que isso tem haver com o assunto? Não sei se você reparou, mas SEXO é uma necessidade fisiológica, e não tem nada a ver com amor. Não é que sexo com amor não seja melhor, muito pelo contrário, sexo com amor é o ideal. Mas independente de amor, sexo é necessário da mesma forma que comer, beber e dormir.

Porque as pessoas buscam esse refúgio (ou sexo pra quem preferir) fora dos seus relacionamentos?! Estar excitado, se aventurar, ter prazer e fazer sexo com desejo vai mais além do que o sexo rotineiro. Aquele sexo em que nos sentimos obrigado a fazer por termos assumido um compromisso. Esse sexo é chato pra caralho!!! Bom mesmo é o sexo em que, você tem um momento de cumplicidade com outra pessoa (um bom papo, momentos divertidos, aventuras...) e com isso você se excita. (Pra quem não entende o que “excitar”, aqui vai o significado: Estimular-se, animar-se; encolerizar-se, exaltar-se.).


Acontece que as pessoas deixam a "excitação" morrer no relacionamento, por vários motivos como problemas financeiros, manias individuais não suportadas pelo(a) outro(a) , etc. Apesar de o sexo ser fisiológico, a excitação é psicológica e, como necessidade fisiológica, o sexo tem que acontecer. A busca disso fora dos relacionamentos só retrata o quanto nossas necessidades básicas são importantes.

Por isso elas se chamam "NECESSIDADES BÁSICAS". =). E com isso surge a necessidade do "Sexo sem compromisso". =) (de novo)...


Muitas pessoas tentam se auto convencer de que isso é bobagem, ou justificam com “ele(a) é um bom pai/mãe” ou que “ele(a) é bom(a) pra minha família” e etc... Mas no final, sempre voltamos á pirâmide de necessidades de Maslow, onde, por mais que tentamos fugir ou justificar, em algum momento nosso corpo clama por nossas necessidades, e de uma maneira ou de outra a gente dá um jeito de atendê-las.
Mas por que é que perdemos o interesse tão rápido, após viver algo tão intenso?!

Não existe uma resposta pronta, porque os motivos são pessoais. Cada caso é um caso. E é exatamente após ter buscado suas necessidades básicas, você volta à realidade, e com isso o interesse some. Imagine você com vontade de comer um BigMac, mas na sua cidade não tem McDonald’s. Essa necessidade será satisfeita quando tiver a oportunidade e desaparecerá com o fato consumado, até que a necessidade/vontade surja novamente.

Ficar com alguém é uma questão de escolha que envolve atingir um dos níveis da Pirâmide das necessidades de Maslow. Resta-nos saber em qual nível priorizamos nossos relacionamentos. Pular etapas em nossas vidas, pode fazer com que continuemos a viver amores e relacionamentos platônicos.


Pra quem quiser saber um pouco mais sobre Maslow...
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hierarquia_de_necessidades_de_Maslow



4 comentários:

  1. Tá, já estudei essa pirâmide de Maslow, interessante mesmo. Uma vez até tentei incluí-la numa monografia minha, mas depois desisti, achei o assunto muito amplo...
    Mas o tal lance que vivi fora do meu relacionamento tem bastante a ver com tudo o que você postou. Porém mesmo depois de anos de namoro que eu tenho também, o sexo não se tornou "chato pra caralho". Vou ser sincera: é até muito melhor do que no início do namoro. Foge as regras gerais aí então. Sei lá se é porque eu gosto muito, rs. E não quer dizer que eu tenha feito isso antes, ou eu seja uma depravada.
    Mas o fato de ter acontecido de eu ter vivido uma aventura com outro cara, foi muiiito bom também, e mexeu bastante comigo.
    Vai entender tudo isso. Prefiro não entender nada, melhor viver.

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho uma amiga que descobriu que o pai tinha uma amante, e com isso ela obrigou o pai a tomar uma atitude: Ou larga a mãe dela ou larga a amante. O pai sensibilizado largou a amante. Em pouco tempo, a mãe da minha amiga foi tirar satisfações com ela, do porque dela ter feito isso. Após o término o relacionamento do pai dela com ela ficou horrível. E com isso ela pediu à filha pra falar com o pai pra voltar com a amante... "Eu já sabia da amante. Antes seu pai me levava pra jantar, me comprava presentes... E agora a relação tá uma merda"...

    Acho que devemos tirar proveito da melhor maneira possível nas relações... Como você mesma fez. E muito pelo contrário: acho que isso até deu uma apimentada no seu relacionamento. rs.

    ResponderExcluir
  3. Mt bom o Post.Eu tb já conhecia a pirâmide de Maslow.
    Há pessoas q só conseguem sim encontrar “esse refúgio” fora dos seus relacionamentos.Há aqlas q gostam de mesclar,não,é? Mas sou da opinião q é possível viver um relacionamento,e c licença das palavras,mas ter sexo gostoso dentro dele. Q nem vc disse aí colega,é raro,mas sexo c amor é melhor,mas não acredito q seja necessariamente o ideal.
    Acho q vai mt de como é o relacionamento entre as duas pessoas,da química (do tesão msm!),de como realmente eles se acertam,e independente do tempo em q estão juntos,o sexo não vai ser “chato pra caralho.”No caso de duas pessoas se sentirem obrigadas a fazer sexo em um relacionamento,por rotina,melhor dar um fim nele,né? Não há carinho,amor,respeito ... q segure um relacionamento sem sexo num p mim... * “ ... Bom mesmo é o sexo em que, você tem um momento de cumplicidade com outra pessoa (um bom papo, momentos divertidos, aventuras...) e com isso você se excita.” *
    Obs: Será q eu vou ter minhas curiosidades respondidas dps? rs...

    ResponderExcluir
  4. O que eu quis dizer com "sexo chato pra caralho" é exatamente o sexo em que não há cumplicidade. Quando há cumplicidade, até quando é ruim é bom. rsrsrs.
    E quanto às suas dúvidas, pode ficar tranquila que o post sai essa semana ainda. Assim que tiver um tempinho eu escrevo. Ok?! =)

    ResponderExcluir